terça-feira, 20 de agosto de 2013
Biomas do Brasil
Os biomas são diversos e se estendem em todas as partes do Brasil... Cada um é encontrado em uma parte distinta do país. O bioma é definido pela forma de sobrevivência no território, em sua cultura e seu jeito de tratar a natureza... O Brasil tem seu território ocupado por seis principais grandes biomas terrestres: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. Além destes, há vários ambientes marinhos.
Estes nomes aparecem também nas principais formações florestais: Floresta Amazônica, Floresta de Altitude, Restinga Litorânea, Mata Atlântica, Floresta de Planalto, Cerrados, Caatinga Nordestina e outros ambientes específicos como o Pantanal Mato-Grossense.
Amazônia – ocupa 49,29% do território nacional e é constituída principalmente por: floresta ombrófila densa, floresta ombrófila aberta, floresta estacional decidual e campinarana.
Caatinga – ocupa 9,92% do território nacional e é constituída principalmente por savana estépica.
Cerrado – ocupa 23,92% do território e é constituído principalmente por savanas.
Mata Atlântica – ocupa 13,04% do território nacional e é constituída principalmente por: floresta estacional semidecidual, floresta ombrófila densa, floresta ombrófila mista e floresta estacional decidual.
Pampa ou campos sulinos – ocupa 2,07% do território nacional e é constituído principalmente por estepe e savana estépica.
Pantanal – ocupa 1,76% do território nacional e é constituído principalmente por savana estépica.
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre (http://pt.wikipedia.org/wiki/Biomas_do_Brasil)
domingo, 18 de agosto de 2013
Processos Formadores de Rochas.
Na aula ?Processos Formadores de Rochas?, da disciplina Sistema Terra, o professor Paulo Boggiani apresenta, de forma sintética, as características dos três principais processos que formam a estrutura das rochas: ígneo ou magmático, sedimentar e metamórfico. Segundo a classificação, as rochas magmáticas são formadas de magma, as sedimentares pela deposição e compressão de sedimentos e as rochas metamórficas por rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas, modificadas por fenômenos de temperatura e pressão. No decorrer da aula, é possível acompanhar exemplos de cada tipo de rocha.
terça-feira, 13 de agosto de 2013
Assinar:
Postagens (Atom)