domingo, 11 de dezembro de 2011

Eu Quero Ser Feliz Agora de Oswaldo Montenegro

Sempre fui fá do Cantor Montenegro, mas chegar aos meus 49 anos e ter o prazer de velo cantar ao vivo essa musica maravilhosa aqui na Granja Viana, em Cotia foi o máximo! e é com o "espirito" de musica que quero transmitir a todos uma passagem de 2011 para 2012 e que todos encontre a felicidade agora!

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Morreu o sambista Raimundo Januário Neto


Meu parente, meu amigo e uma personalidade marcante nas nossas vidas, dotado de uma das mais nobres virtudes do ser humano a franqueza, sinceridade e solidariedade.... e, se ele me ouvisse ia dizer: para de falar e me deixa descansar...#!*&)#@¨& a vida transcende a matéria e coisa boa dura pra sempre...estaremos sempre juntos meu irmão......
Segunda-feira, 21/11/2011
No domingo (20), morreu o sambista Raimundo Januário Neto. Xique Xique, como era conhecido, foi uma das figuras mais conhecidas do carnaval paulista. Alegre e brincalhão, ele foi um dos fundadores da Águia de Ouro, há 35 anos.
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1703110-7823-MORRE+O+SAMBISTA+RAIMUNDO+JANUARIO+NETO+O+XIQUE+XIQUE,00.html

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Internet assusta os poderosos


por Laurindo Lalo Leal Filho
Numa noite de sábado o Jornal Nacional surpreendeu os telespectadores. Depois de um intervalo comercial, os apresentadores titulares do programa (que geralmente não trabalham aos sábados) passaram a ler os princípios editoriais das Organizações Globo. Muita gente ficou intrigada. Por que aquilo naquela hora? Não havia mais nenhuma notícia importante no mundo a ser dada? E porque só agora, depois de 86 anos de existência, a empresa resolveu divulgar na TV suas normas de trabalho?

Milhões de telespectadores em todo o Brasil ficaram sem respostas. Só quem tem acesso à internet soube do que se tratava. A explicação para o inusitado texto lido no Jornal Nacional estava no blog “O Escrevinhador”, de Rodrigo Vianna. Nele eram reproduzidas informações de um jornalista da Globo sobre como a emissora pretendia cobrir a indicação do embaixador Celso Amorim para o Ministério da Defesa.
Durante os oito anos do governo Lula em que esteve à frente do Ministério das Relações Exteriores, Amorim sempre foi visto com desagrado pelas Organizações Globo. A empresa não engolia as posições do ministro em defesa da soberania nacional, principalmente quando elas não coincidiam com os interesses dos Estados Unidos.

A volta de Amorim ao primeiro escalão do governo foi uma afronta para a Globo. Segundo o jornalista mencionado no blog a orientação da empresa era clara: “os pauteiros devem buscar entrevistados para o Jornal Nacional, Jornal da Globo e Bom dia Brasil que comprovem a tese de que a escolha de Celso Amorim vai gerar ‘turbulência’ no meio militar. Os repórteres já recebem a pauta assim, direcionada: o texto final das reportagens deve seguir essa linha. Não há escolha”.

Pena que só internautas atentos ficaram sabendo disso. Jornais e revistas não repercutiram o assunto e muita gente acabou achando que, finalmente, a Globo havia tomado a iniciativa magnânima de expor à sociedade seus princípios editoriais partindo de vontade própria.

Mas mesmo atingindo um público relativamente muito menor do que o da televisão, a internet prestou um bom serviço à sociedade. Inibiu um pouco a ação nefasta armada contra o novo ministro e mostrou que a poderosa organização não consegue mais fingir que denúncias e criticas não a atingem. A Globo sentiu o golpe e tentou responder recorrendo a princípios por ela violados várias vezes ao longo de sua história.

Esperava-se uma mudança de conduta a partir daquele momento. Não foi o que ocorreu. Na mesma edição a apresentadora do Jornal Nacional disse o seguinte: “está foragida a merendeira que pôs veneno de rato na comida de crianças e professores numa escola pública de Porto Alegre”, mostrando uma foto da moça de 23 anos.

Poderia até ser verdade, mas o Jornal Nacional baseava-se apenas numa versão da policia, negada pela acusada. Seu advogado havia divulgado a palavra dela, através da Rádio Guaíba, oito horas antes do JN ir ao ar. Mas para não perder uma notícia espetacular – envenenamento de crianças – nada disso foi levado em conta. Nem os tais princípios editoriais.

Se não fosse outra vez a internet, fatos como esse não estariam sendo contados aqui em detalhes. Foi o blog do Mello que registrou a violação dos princípios editorais da Globo, na mesma edição em que eles foram divulgados, acompanhados da gravação do desmentido da merendeira feito através do rádio.

Dessa forma vão sendo levantados os véus de interesses que recobrem o noticiário divulgado por grandes meios de comunicação, não só no Brasil mas em várias outras partes do mundo. Parece ser um caminho sem volta. A medida em que um número maior de pessoas vai tendo acesso à internet, fica cada vez mais difícil para os meios tradicionais de comunicação realizar desvios desse tipo.

Laurindo Lalo Leal Filho, sociólogo e jornalista, é professor de Jornalismo da ECA-USP

domingo, 4 de setembro de 2011

Pré-Sal : O Inicio de tudo

O que é o pré-sal?
O termo pré-sal refere-se a um conjunto de rochas localizadas nas porções marinhas de grande parte do litoral brasileiro, com potencial para a geração e acúmulo de petróleo. Convencionou-se chamar de pré-sal porque forma um intervalo de rochas que se estende por baixo de uma extensa camada de sal, que em certas áreas da costa atinge espessuras de até 2.000m. O termo pré é utilizado porque, ao longo do tempo, essas rochas foram sendo depositadas antes da camada de sal. A profundidade total dessas rochas, que é a distância entre a superfície do mar e os reservatórios de petróleo abaixo da camada de sal, pode chegar a mais de 7 mil metros.


terça-feira, 2 de agosto de 2011

quarta-feira, 22 de junho de 2011

BODAS COMEMORATIVAS NO CASAMENTO E OS ANOS RESPECTIVOS DE CADA UMA.


Anos Designados
1 Bodas de Papel
2 Bodas de Algodão
3 Bodas de Trigo ou Couro
4 Bodas de Flores e Frutas ou Cera
5 Bodas de Madeira ou Ferro
6 Bodas de Perfume ou Açúcar
7 Bodas de Latão ou Lã
8 Bodas de Papoula ou Barro
9 Bodas de Cerâmica ou Vime
10 Bodas de Estanho ou Zinco
11 Bodas de Aço
12 Bodas de Seda ou Ônix
13 Bodas de Linho ou Renda
14 Bodas de Marfim
15 Bodas de Cristal
16 Bodas de Safira ou Turmalina
17 Bodas de Rosa
18 Bodas de Turquesa
19 Bodas de Cretone ou Água Marinha
20 Bodas de Porcelana
21 Bodas de Zircão
22 Bodas de Louça
23 Bodas de Palha
24 Bodas de Opala
25 Bodas de Prata
26 Bodas de Alexandrita
27 Bodas de Crisopázio
28 Bodas de Hematita
29 Bodas de Erva
30 Bodas de Pérola
31 Bodas de Nácar
32 Bodas de Pinho
33 Bodas de Crizo
34 Bodas de Oliveira
35 Bodas de Coral
36 Bodas de Cedro
37 Bodas de Aventurina
38 Bodas de Carvalho
39 Bodas de Mármore
40 Bodas de Rubi ou Esmeralda
41 Bodas de Seda
42 Bodas de Prata Dourada
43 Bodas de Azeriche
44 Bodas de Carbonato
45 Bodas de Platina ou Safira
46 Bodas de Alabastro
47 Bodas de Jaspe
48 Bodas de Granito
49 Bodas de Heliotrópio
50 Bodas de Ouro
51 Bodas de Bronze
52 Bodas de Argila
53 Bodas de Antimônio
54 Bodas de Níquel
55 Bodas de Ametista
56 Bodas de Malaquita
57 Bodas de Lápis Lazuli
58 Bodas de Vidro
59 Bodas de Cereja
60 Bodas de Diamante ou Jade
61 Bodas de Cobre
62 Bodas de Telurita
63 Bodas de Sândalo
64 Bodas de Fabulita
65 Bodas de Ferro ou Safira
66 Bodas de Ébano
67 Bodas de Neve
68 Bodas de Chumbo
69 Bodas de Mercúrio
70 Bodas de Vinho
71 Bodas de Zinco
72 Bodas de Aveia
73 Bodas de Manjerona
74 Bodas de Macieira
75 Bodas de Brilhante ou Alabastre
76 Bodas de Cipestre
77 Bodas de Alfazema
78 Bodas de Benjoim
79 Bodas de Café
80 Bodas de Nogueira ou Carvalho
81 Bodas de Cacau
82 Bodas de Cravo
83 Bodas de Begônia
84 Bodas de Crisântemo
85 Bodas de Girassol
86 Bodas de Hortênsia
87 Bodas de Nogueira
88 Bodas de Pêra
89 Bodas de Figueira
90 Bodas de Álamo
91 Bodas de Pinheiro
92 Bodas de Salgueiro
93 Bodas de Imbuia
94 Bodas de Palmeira
95 Bodas de Sândalo
96 Bodas de Oliveira
97 Bodas de Abeto
98 Bodas de Pinheiro
99 Bodas de Salgueiro
100 Bodas de Jequitibá

domingo, 12 de junho de 2011

Chapa 1 vence com 62 % dos votos válidos.



Maria Izabel Azevedo Noronha foi reeleita presidenta da entidade para o mandato de 2011-2014

Está confirmado: com 62% dos votos válidos, a Chapa 1 – Unidade Pra Valer venceu as eleições da APEOESP. A Professora Maria Izabel Azevedo Noronha foi reeleita presidenta da entidade para o mandato de 2011-2014. Dessa forma, a Chapa 1 indicará 22 dos 35 membros na Diretoria Executiva. Fará também 53 integrantes na Direção Estadual Colegiada, de um total de 85.
A Chapa 2/PSTU, com 37,6% dos votos, fez apenas 13 nomes para a Executiva e 32 na Direção Colegiada. De acordo com as mudanças estatutárias aprovadas no Congresso da categoria, entre os dias 1 a 4 de dezembro de 2010, em Serra Negra, SP, ficou estabelecido que as novas regras para a composição da diretoria eleita já valeriam para estas eleições; a chapa que obtivesse a maioria dos votos escolheria primeiro o número e os cargos a que teria direito, proporcionalmente, à quantidade de votos que obteve nas eleições.
Fazendo as contas, a Chapa 1 – Unidade Pra Valer terá direito de escolher primeiro os cargos disponíveis que compõem a Executiva. No próximo dia 20 de junho os eleitos discutirão quais e quantos cargos irão ocupar.
Apesar das fortes chuvas que caíram em todo o Estado, desde o início da coleta dos votos, dàs 8 horas da manhã, até às 21 horas do dia 9 de junho, votaram 64.115 professores e professoras. Mas para efeito de contagem dos votos válidos, foram excluídos os votos brancos, nulos e os votos concedidos às chapas 3, 4 e 5 que não conseguiram atingir o mínimo de 10%, e, de acordo com o regimento interno, não poderão indicar nomes para compor a direção. Dessa forma, o quórum passou a 55.839 votantes.
Segundo a Comissão Eleitoral, além das fortes chuvas que ocasionaram, inclusive, o fechamento de escolas devido o estrago provocado pelas ventanias, um episódio que chamou a atenção foi a ausência do professor na escola, que deixou de votar. Motivo: licença médica. Não é novidade que a categoria vem adoecendo de maneira rápida e contínua, tais são as péssimas condições de trabalho, aliada aos salários baixos e o nível de estresse a que são submetidos.
A posse da nova diretoria da APEOESP, a princípio, está marcado para o dia 2 de julho.
Fonte: Chapa 1 - Unidade Pra Valer

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Eleições da APEOESP 2011

quarta-feira, 1 de junho de 2011

As novas regras dos cartões de crédito

SÃO PAULO – As novas regras dos cartões de crédito, aprovadas em 25 de novembro do ano passado pelo Bacen (Banco Central do Brasil), por meio da Resolução 3.919/2010 e da Circular 3.512/2010, entram em vigor nesta quarta-feira (1).

Na data, as instituições financeiras e as demais, autorizadas pelo Banco Central, que emitem cartão de crédito, estão obrigadas a reduzir para apenas cinco o número de tarifas que podem ser cobradas pelos cartões emitidos a partir de 1º de junho.

Além disso, com as novas regras, o consumidor poderá optar por dois tipos de cartões: o básico e o diferenciado. O primeiro poderá ser usado somente para pagamentos de compras, contas e serviços, enquanto o segundo trará a possibilidade de tais pagamentos e a associação a programas de benefícios e recompensas, como bônus e milhagens.

Para o presidente do Banco Central do Brasil, Alexandre Antonio Tombini, as novas regras contribuirão para que o cartão de crédito “continue crescendo de forma sustentável e transparente” e ainda incentivarão o “uso racional desse meio de pagamento, ajudando a evitar que as famílias se endividem em excesso”, disse, durante seminário sobre as novas regras dos cartões.

Extrato e pagamento mínimo
A partir de agora, as empresas de cartões de crédito terão de fornecer aos clientes faturas mensais que contenham as seguintes informações:

•Limite de crédito total e limites individuais para cada tipo de operação de crédito passível de contratação;
•Gastos realizados, por evento, incluindo os parcelados;
•Identificação das operações de crédito contratadas e respectivos valores;
•Valores relativos aos encargos cobrados, informados de forma segregada, de acordo com os tipos de operações;
•Valores dos encargos a serem cobrados no mês seguinte, caso o cliente opte pelo pagamento mínimo da fatura;
•Custo efetivo total para o próximo período das operações de crédito passíveis de contratação.
No que diz respeito ao pagamento mínimo, a partir de junho, ele passará para 15% do saldo total da fatura, e, em dezembro, para 20%.

domingo, 29 de maio de 2011

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Teste de postagem no Blog do Prof. Amarildo Pessoa

Bom, deu certo o sistema de administração do blog, Muito obrigado Prof. Amarildo


Seu Filho Eduardo Pessoa

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Na Inglaterra, Balotelli salva garoto do bullying

11 de Maio de 2011 11:14
Por Redação Yahoo! Brasil
Os tabloides ingleses são loucos por notícias da vida pessoal de Mario Balotelli, principalmente suas noitadas e momentos de infantilidade. No entanto, o jornal 'The Sun' deu uma notícia boa sobre o atacante nesta semana. O jogador do Manchester City se surpreendeu com um pedido de autógrafo de um pequeno torcedor acompanhado da mãe no centro de treinamento de Carrington.
Balotelli estranhou o fato de o garoto estar fora da escola naquele horário e perguntou-lhe se estava cabulando aula. O menino admitiu que não foi à escola porque sofria bullying dos colegas. Pois 'SuperMario', como é chamado na Itália, não pensou duas vezes. Levou a mãe e o filho à escola como um raio em sua Maserati branca e exigiu falar com o diretor.

O jogador fez com que o menino admitisse o problema para que se achasse o culpado, que foi chamado na diretoria. Antes de ir embora, satisfeito, Balotelli viu o cumprimento dos meninos e a promessa de que aquilo não voltaria a acontecer.
O atacante italiano descendente de ganeses, 20 anos, chegou como uma grande contratação no City depois de saída conturbada da Inter de Milão, no meio do ano passado. Uma de suas muitas notícias curiosas aconteceu há algumas semanas, quando Balotelli foi visto dando uma "esmola" de 1 mil libras (R$ 2,6 mil) a um mendigo de Manchester.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Atenção!

A coordenação municipal da ARTSIND em Cotia confirma a reunião para o dia 14 de Maio de 2011 – (Sábado)
Horário: 15h30;
Na Câmara Municipal de Cotia:
Rua Batista Cepelos, 91 - Centro.

Pauta: Plano de Carreira do Magistério Paulista e o Plano Nacional de Educação
Com a presença da professora Maria Izabel Azevedo Noronha (Bebel), presidenta da Apeoesp.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

CONVITE


A coordenação municipal da ARTSIND em Cotia,
Tem o prazer de convidar os profissionais da educação e a todos que tenham interesse no tema educação, para uma reunião na Câmara Municipal de Cotia:
Rua Batista Cepelos, 91 - Centro
Dia 14 de Maio de 2011 – (Sábado)
Horário: 15:30 h.
Pauta: Plano de Carreira do Magistério Paulista e o Plano Nacional de Educação
Com a presença da professora Maria Izabel Azevedo Noronha (Bebel), presidente da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) e membro do Conselho Nacional da Educação.
A APEOESP é a maior entidade sindical do país, com 150 mil filiados.

Amarildo Pessoa de Araújo

quinta-feira, 31 de março de 2011

Cientistas elaboram mapa da gravidade da Terra
Yahoo! Notícias – qui, 31 de mar de 2011 12:43 BRT
A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou, nesta quinta-feira (31), o mapa mais preciso já feito até hoje da gravidade da Terra. As informações foram coletadas durante dois anos pelo satélite Goce. O modelo, chamado de geoide, mostra minunciosamente que a Terra não é completamente redonda.
Veja como é a superfície da Terra considerando a gravidade sem a ação de marés e de correntes oceânicas:

O satélite Goce foi lançado em março de 2009 e já recolheu mais de 12 meses de dados sobre a gravidade. De acordo com a Esa, essas informações são essenciais para medir a movimentação dos oceanos, a mudança do nível do mar e a dinâmica do gelo – e para entender como são afetados pelas mudanças climáticas.
A Esa também explica que os dados podem ajudar a entender mais profundamente os processos que causam terremotos, como o evento que assolou o Japão no dia 11 de março. Isso porque os terremotos criam “rastros” na gravidade, o que poderia ser usado para entender o processo que conduz catástrofes naturais e, assim, prevê-los.
A ideia dos pesquisadores da Esa é continuar medindo a gravidade até o final de 2012. O satélite Goce, responsável pelos dados, pesa uma tonelada e orbita a baixa altitude. Ele usa um equipamente específico para medir a gravidade.

terça-feira, 29 de março de 2011

Obrigado companheiro, José Alencar!


Ao receber a notícia da morte de José Alencar. Bateu-me uma enorme tristeza, mas para quem o conheceu e pode acompanhar a sua trajetória de vida cheia de coragem não podia ser esse o sentimento principal, mas sim, a alegria de poder ter conhecido uma personalidade tão marcante na vida política.
Lealdade e perseverança, talvez resuma bem o sentimento que nós petistas temos em relação ao companheiro, a meu ver, um professor de politica, respeito, perseverança e sabedoria!
Seu Jeitão mineiro com fala mansa, politicas bem definidas e até mesmo polemicas na área econômica, José Alencar deixará um legado de grande contribuição ao nosso povo brasileiro.
Obrigado companheiro, José Alencar!
Amarildo Pessoa de Araújo

sábado, 26 de março de 2011

CENA QUE MARCOU O FILME

O filme Amargo Pesadelo estava sendo rodado no interior dos Estados Unidos. O diretor fez a locação de um posto de gasolina nos confins do mundo, onde aconteceria uma cena entre vários atores contracenando com o proprietário do posto onde ele também morava com sua mulher e filho. Este último autista e nunca saía do terreno da casa. A equipe parou no posto de gasolina para abastecer e aconteceu a cena mais marcante que o diretor teve a felicidade de encaixar no filme. Num dos cortes para refazer a cena do abastecimento, um dos atores que sendo músico sempre andava acompanhado do seu instrumento de cordas aproveitando o intervalo da gravação e já tendo percebido a presença de um garoto que dedilhava um banjo na varanda da casa aproximou-se e começou a repetir a sequência musical do garoto. Como houve uma 'resposta musical" por parte do garoto, o diretor captou a importância da cena e mandou filmar. O restante vocês verão no vídeo. Atentem para alguns detalhes: - O garoto é verdadeiramente um autista; - ele não estava nos planos do filme; - A alegria do pai curtindo o duelo dos banjos... dançando - A felicidade da mãe captada numa janela da casa; - A reação autêntica de um autista quando o ator músico quer cumprimentá-lo. Vale a pena o duelo, a beleza do momento e, mais que tudo, a alegria do garoto. A sua expressão. No início está distante, mas, à medida que toca o seu banjo, ele cresce com a música e vai se deixando levar por ela, até transformar a sua expressão num sorriso contagiante, transmitindo a todos a sua alegria. A alegria de um autista, que é resgatada por alguns momentos, graças a um violão forasteiro. O garoto brilha, cresce e exibe o sorriso preso nas dobras da sua deficiência, que a magia da música traz à superfície. Depois, ele volta para dentro de si, deixando a sua parcela de beleza eternizada "por acaso" no filme "Amargo Pesadelo" (Ano: 1972).

terça-feira, 22 de março de 2011

Visita de Obama

Por, Vandirson da Fonseca Costa

A verdade é que não dá pra engolir a posição colonizada da visita de Obama, encaramos um vexame mundial, onde nos paises do Oriente Médio houve um grito de liberdade contra seus tiranos bancado pelo regime Yankee, nós vamos fazer show para os imperialistas (com batucada e tudo)...
É uma vergonha, ainda quando se fala em enquadrar parte do PT e movimentos populares, pensam que movimentos populares tem os mesmo papel de deputados fantoches de partidos aliados da base govrernista, a democracia e liberdade de expressão contra a politica imperialista americana é legitima, pra mais uma vez não servimos de capacho. Se Dilma quer ir pela visão torpe de Sergio Cabral é por sua conta e risco, aceitar que um presidente americano venha aqui faça um discurso numa língua que não é nativa, cheio de atiradores de elite nos prédios em volta é simplesmente escabroso, sabe-se que o grande interesse dos gringos é no Pré-Sal.
Me recuso acreditar sobre aquele comentário de porteiro de prédio que envolve Mantega, ficar adornando a tal classe média que não votou nela, só coloca em risco o projeto de governo popular e do partido que ela escolheu, se por acaso for flagrada por câmeras e microfones com essa soberba toda é só uma questão de tempo estourar uma crise.
Somos fiéis, porém, não podemos ser tolos.
Aviso: Tecnicismo não ganha jogo e burocrata não sai pra rua.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Faltas da greve de 2010 serão retiradas

Blog da BEBEL
Secretaria da Educação confirma: faltas da greve de 2010 serão retiradas
Em reportagem publicada hoje no jornal Agora (página 11) a Secretaria Estadual da Educação confirma que irá retirar as faltas dos professores que repuseram as aulas não ministradas na greve do magistério de 2010.
A SEE também refirma que, nesses casos, tais faltas não serão computadas para efeito do pagamento do bônus, que ocorrerá no dia 31 de março em folha suplementar.
A decisão da Secretaria corresponde ao resultado da luta que vimos travando desde o final da greve e faz justiça aos profissionais da Educação, tendo em vista que o direito de greve dos funcionários públicos é assegurado na Constituição Federal, confirmado em acórdãos do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Aguardamos, assim, a efetivação da decisão.

Voltarei ao assunto.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Emissora de TV local registra o pânico e a destruição

Emissora de TV local registra o pânico e a destruição da cidade de Kesennuma, no nordeste do Japão.
Kesennuma é uma cidade japonesa localizada na província de Miyagi. Em 2003 a cidade tinha uma população estimada em mais de 60 milhabitantes e área total de 184,35 km².








sexta-feira, 11 de março de 2011

Terremoto seguido de tsunami na costa leste do Japão

A polícia japonesa disse nesta sexta-feira ter encontrado entre 200 e 300 corpos na cidade de Sendai, na costa leste do Japão, após o terremoto seguido de tsunami que atingiu o país. Segundo as autoridades, outros 88 corpos já foram encontrados e mais de 350 pessoas estão desaparecidas em consequência do tremor, o mais forte já registrado no Japão.
Sendai é a cidade mais próxima do epicentro do sismo, que teve magnitude 8,9 pela medição da Agência Geológica americana (USGS, na sigla em inglês). Regiões agrícolas próximas à cidade, capital da Província de Miyagi, também foram inundadas pelas ondas de até sete metros que se seguiram ao terremoto.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Dia 8 de março comemora-se o Dia Internacional da Mulher

Dia 8 de março comemora-se o Dia Internacional da Mulher, uma data especial onde em todo o mundo são feitas comemorações e homenagens para estas que na verdade são dignas de serem homenageadas todos os dias do ano.

terça-feira, 1 de março de 2011

Piso salarial de professores tem aumento de 16%

Veja

O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou nesta quinta-feira o novo piso salarial dos professores da rede pública do país. O valor será de 1.187,97 reais para docentes de nível médio que cumprem carga horária de 40 horas - uma alta de 15,84% sobre os 1.024,67 reais adotados em 2010. Para os professores que cumprem 20 horas, o piso será de 593,98 reais.

O governo anuncia também o abrandamento das regras para a liberação de recursos federais para as cidades que têm dificuldades para pagar o piso salarial. Atualmente, para receber o recurso adicional quando não é possível atingir ao piso mínimo, o estado ou o município tem de destinar 30% de seu orçamento para a educação - e não os 25% exigidos pela Constituição. Pela nova regra, valerá o porcentual definido na Constituição.

O Ministério da Educação (MEC) vai flexibilizar também a regra que determina que, para repassar a verba, o município precisa atender 30% dos alunos na área rural. A condição deverá ser derrubada.

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Falta de políticas de segurança pública incentiva aumento de crimes

27/02/2011
Da Agência Brasil

A criminalidade cresce de maneira alarmante no interior do Brasil. A pequisa Mapa da Violência 2011, divulgada pelo Ministério da Justiça, aponta que entre 1998 e 2008 a taxa de homicídios no interior aumentou 38,6%, enquanto as capitais e regiões metropolitanas reduziram seus índices em 24,6%.
De acordo com o estudo, houve deslocamento dos polos da violência para os locais com menor presença do Estado na área de segurança pública. Isso demonstra a falta de políticas específicas para combater a criminalidade em municípios de médio e pequeno porte.
O Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), principal ação do governo federal na área, atende apenas os grandes centros urbanos e municípios com mais de 200 mil habitantes. Os governos dos estados, aos quais cabe constitucionalmente estabelecer e executar as políticas de segurança pública, também não têm ações sistemáticas para conter a criminalidade e a violência nessas localidades.
A interiorização da violência indica que é o interior que assume a responsabilidade pelo crescimento das taxas de homicídios e não mais as capitais ou regiões metropolitanas. "É inegável que essa situação de equilíbrio instável vai exigir esforços redobrados dos governos e da sociedade civil para interiorizar e espalhar as políticas de contenção e enfrentamento da violência", diz a pesquisa.
De acordo com a coordenadora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC), Silvia Ramos, o processo de migração da violência começou das capitais para os municípios das regiões metropolitanas e depois para o interior. "Hoje, a violência migrou para os chamados municípios de médio porte. Aquela cidade com 50 mil habitantes, que era um lugar onde todo mundo dormia de portas e janelas abertas ou ficava na pracinha até de noite tocando violão."
Fatores como tráfico de drogas, comércio clandestino de armas e policiamento precário contribuíram para o aumento das taxas de homicídio no interior do país, segundo Silvia. "Essas cidades adotaram uma cultura de violência. Aquela cidadezinha [pacata] passou a ser um local onde todo mundo está se entupindo de grades."
Além da interiorização da violência, a pesquisa também destaca a concentração da criminalidade em certas áreas urbanas, como favelas e zonas periféricas. Para Silvia, isso reflete o surgimento de uma nova variável explicativa para o crescimento da violência: a geografia urbana.
"Antigamente, costumava-se imaginar que renda, gênero, raça e escolaridade eram variáveis explicativas importantes para entender taxa de homicídio. Embora tudo isso seja verdade, apareceu uma nova, que é a variável do local de moradia."
e acordo com a coordenadora, as políticas públicas não estão preparadas para intervir de forma integrada nesses territórios. "Temos de melhorar as respostas na área de segurança pública. Para que a criminalidade seja reduzida, temos, em primeiro lugar, que ter policiais comunitários e, ao mesmo tempo, investir na melhoria [infraestrutura e ações sociais] dessas áreas."

terça-feira, 4 de janeiro de 2011