sábado, 13 de março de 2010

Terremoto no Chile muda a posição de várias cidades na América do Sul


O terremoto de 8,8 na escala Richter, que atingiu a costa oeste do Chile no mês passado, provocou mudanças significativas no mapa da região. Segundo uma análise preliminar, feita a partir de medições com receptores GNSS, a cidade chilena de Concepción se deslocou pelo menos 3 metros para o oeste. O estudo foi feito a partir de dados colhidos por pesquisadores de quatro universidades, nos Estados Unidos, em conjunto com colegas de instituições chilenas.
O terremoto de 8,8 na escala Richter que atingiu a costa oeste do Chile no mês passado provocou mudanças significativas no mapa da região.

Segundo uma análise feita a partir de medições preliminares, toda a cidade de Concepción se deslocou pelo menos 3 metros para o oeste.


O estudo foi feito a partir de dados colhidos por pesquisadores de quatro universidades nos Estados Unidos em conjunto com colegas de instituições chilenas.

Buenos Aires, segundo a análise, moveu-se cerca de 2,5 centímetros para o oeste, enquanto Santiago, mais próxima do local do evento, deslocou-se quase 30 centímetros para o oeste-sudoeste. As cidades de Valparaíso, no Chile, e Mendoza, na Argentina, também tiveram suas posições alteradas significativamente (13,4 centímetros e 8,8 centímetros, respectivamente).

Os pesquisadores deduziram os deslocamentos das cidades ao comparar coordenadas precisas por meio de receptores GNSS, obtidas anteriormente, com medidas feitas dez dias após o evento.

Mike Bevis, profess¬or de ciências da Terra na Universidade do Estado de Ohio, lidera um projeto que desde 1993 tem medido os movimentos na crosta e a deformação nos Andes. O projeto, chamado de Projeto GPS dos Andes Central e do Sul (CAP), pretende triplicar sua atual rede de 25 estações GNSS por toda a região estudada.

A ideia é determinar os deslocamentos que ocorrem durante os terremotos. Ao construir novas estações, o projeto poderá monitorar as deformações pós-sísmicas que continuarão a ocorrer por diversos anos, o que permitirá ampliar o conhecimento atual a respeito da física dos terremotos.

Um mapa que mostra os deslocamentos promovidos pelo terremoto já está disponível.



Fonte: Agência Fapesp
www.mundogeo.com.br/noticias-diarias.php?id_noticia=16559

Nenhum comentário: